quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Recordando a minha Mãe

As Estevas!
Fui ao campo colher flores,
peguei numa ramo de estevas,
e suas flores me fascinaram,
tal era a sua beleza!

E nos campos do Alentejo,
é um regalo as poder ver,
e sendo uma flor silvestre,
todos as queremos colher!

Em Barrancos a minha Terra,
no tempo da minha infância,
as estevas eram usadas,
p'ra aquecer o forno de lenha,
onde se cozia o pão,
feito com ternura extrema!

A minha mãe era padeira,
fazia pão para o povo,
e todo a gente dizia,
que ninguém como ela o fazia,
tão bem aquele pão sabia,
quem comia... nunca esquecia!

Aquele pão delicioso,
fazia as nossas delícias,
como as tortas de chixarões,
que também a minha fazia,
eram tão boas... tão boas,
que toda a gente as comia!

Antonia Bergano.
23.12.2014.


Sem comentários:

Enviar um comentário