quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

RECORDADO A MINHA MÃE

Fui ao campo colher flores,
peguei num ramo de estevas
e suas flores me fascinaram,
tal era a sua beleza!

E nos campos do Alentejo,
é um regalo as poder ver
e sendo uma flor silvestre,
todos gostamos de as colher!

Em Barrancos, a minha Terra.
no tempo da minha infância,
as estevas eram usadas,
p'ra aquecer...os fornos de lenha
onde se cozia o pão,
feito com ternura extrema!

A minha mãe era padeira,
fazia o pão para o povo...
e toda a gente dizia,
que como ela, ninguém o fazia
tão bem aquele pão nos sabia...
e quem  comia nunca  esquecia!

Aquele pão delicioso,
fazia as nossas delícias,
como as tortas de chicharões,
que tão bem a minha mãe fazia,
eram tão boas, tão boas,
que a gente nunca esquecia!

antonia bergano.
23.12.2014

1 comentário: